Ultimas Notícias

Loading...

PROJETOS TEMÁTICOS:

Grupo de Acompanhamento de Medida Educativa
(NUAPA-Cambé):

O GAME – Grupo de Acompanhamento de Medida Educativa - foi planejado pelo NUAPA com o intuito de responder de forma satisfatória a uma questão que não havia tido bons resultados no município de Cambé: a atenção especializada aos usuários de drogas. 

            O trabalho é realizado com usuários (que tenham sido autuados pelo Art. 28 da Lei 11.343/06 e encaminhados pelo JECRIM) para discutir, refletir e instruir sobre questões biopsicossociais e jurídicas concernentes as drogas, oferecendo um trabalho diferenciado de acompanhamento sistemático e de qualidade, promovendo a adesão de beneficiários ao tratamento do uso de entorpecentes químicos.
            O projeto realiza-se em 12 oficinas (encontros) com enfoque informativo e reflexivo para a prevenção do uso de drogas e promoção da saúde. As oficinas são realizadas uma vez por semana, no período noturno, com a duração média de 1h e meia a 2 horas, dependendo da atividade do dia.
            O Grupo GAME é conduzido por uma equipe interdisciplinar do NUAPA, tendo representantes do direito, da psicologia, e do serviço social. Os beneficiários serão selecionados conforme seu perfil e grau de dependência, pois compreende-se que alguém com alto grau de dependência química não conseguirá ser assíduo nos encontros, necessitando de um tratamento mais específico.

Os objetivos do GAME são:

·        Oferecer um espaço educativo para que o beneficiário possa cumprir sua pena refletindo sobre as questões biopsicossociais e jurídicas relacionadas às drogas;
·        Contribuir para que os beneficiários sejam multiplicadores das informações referente às drogas visando a prevenção do uso e a promoção da saúde;
·        Proporcionar um trabalho interdisciplinar oferecendo  atenção individualizada, de acordo com o perfil do beneficiário.
·        Suscitar a adoção de práticas seguras em relação a doenças sexualmente transmissíveis, uma vez que estas são associadas ao uso do álcool e drogas;
·        Possibilitar o acesso a informação sobre os diversos tratamentos a dependentes químicos existentes no município e região;
·        Estimular a reestruturação dos laços afetivos, familiares, comunitários e profissionais que contribuem para uma melhor qualidade de vida. 

Grupo Reflexivo Caminhos - CEAPA

O Projeto Grupo Reflexivo Caminhos é executado pela CEAPA – Central de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas de Londrina - e tem como público alvo homens envolvidos em situação de violência doméstica, autuados pela Lei Maria da Penha 11.340/06, maiores de 18 anos, encaminhados pela Justiça.

Contamos com a parceria da 6a Vara Criminal de Londrina e  de diversas instituições sociais para receber os cumpridores de penas e medidas alternativas, bem como oferecer apoio psicossocial.
O objetivo do projeto é promover um trabalho diferenciado de atendimento aos homens envolvidos em situação de violência doméstica, tendo em vista a complexidade das relações familiares nas quais estão inseridos, bem como os conflitos vivenciados, visando incentivar reflexões acerca de questões concernentes à violência contra mulher.
A proposta do Grupo Reflexivo é que os encontros sejam realizados uma vez por semana, no período noturno para que não atrapalhe a atividade laboral remunerada do participante, com a duração de 1 hora e meia a 2 horas, dependendo da atividade do dia, durante 15 semanas (quinze encontros). O Grupo será conduzido por uma equipe interdisciplinar, tendo representantes do Direito, da Psicologia, e do Serviço Social, e a abordagem dos encontros será baseada na interação dos participantes através de exposições orais e audiovisuais, discussões, troca de experiências, dinâmicas de grupo e trabalhos manuais.
A estruturação dos encontros do Grupo Reflexivo Caminhos divide-se no primeiro encontro, que consistirá na apresentação da proposta, e em 5 eixos: Gênero, História de Vida e Família, Violências, Resolução de Conflitos e Finalização, respectivamente. 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More