Ultimas Notícias

Loading...

quarta-feira, 1 de junho de 2011

G.A.M.E. é sucesso em cambé.


No dia 03 de maio, ocorreu em Cambé o último encontro da primeira turma do GAME, o Grupo de Acompanhamento de Medida Educativa realizado pela equipe do NUAPA. O Núcleo, que tem como função acompanhar a execução das Penas e Medidas Alternativas na cidade de Cambé, realizou por mais de um ano uma pesquisa quantitativa e qualitativa a respeito do delito de uso de drogas na cidade. Após a pesquisa, o Projeto do GAME foi elaborado e entrou em execução no dia 08 de fevereiro de 2011.

O GAME teve a duração de 3 (três) meses, com encontros semanais no período noturno. No total foram 12 (doze) encontros, nos quais foram trabalhados aspectos como: a criminalização do uso de drogas, os efeitos causados pelo uso das mesmas, reflexões sobre o futuro do usuário, as diferentes formas de tratamento da drogadição, entre outros, proporcionando um espaço informativo, reflexivo e educativo.

            Ao final da primeira experiência, os números demonstram bons resultados. Antes da existência deste trabalho, os usuários autuados no Artigo 28, recebiam como pena em maioria a Prestação de Serviços a Comunidade (PSC). Na PSC, os cumpridores apresentavam alto índice de descumprimento e também causavam problemas para as Instituições que os recebiam em decorrência do perfil diferenciado do usuário de drogas.

            Os números do GAME revelam uma mudança significativa, com 80% de cumprimento e nenhum problema de convivência gerado. Recebemos 7 encaminhados para o primeiro grupo. Destes, 2 apresentaram declaração de trabaho que impossibilitavam a participação por incompatibilidade de horários. Dos cinco, quatro cumpriram e o único descumprimento refere-se a um beneficiário que já foi encaminhado 3 vezes para este Núcleo, e possui grande comprometimento pelo uso de crack. 

            Esse resultado esta relacionado, tanto o fato do Projeto ter sido elaborado baseado no perfil destas pessoas, quanto o fato da equipe executora (Psicóloga e Assistente Social do NUAPA) terem um preparo profissional para lidar com este público, o que não ocorria nas Instituições que os recebia para PSC.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More